Retrogeek Podcast #35 – A História dos Animes no Brasil

CompatilheShare on Facebook13Tweet about this on Twitter

Resolvemos continuar uma série “A História dos… No Brasil” que começamos lá no nosso episódio 17, quando contamos a história dos consoles em nosso país. Dessa vez vamos te levar numa viagem no tempo para os anos 60, desde a chegada do primeiro anime a TV Brasileira, passando pelas décadas até chegar no boom dos animes nos anos noventa e o segundo boom nos anos 2000. Qual foi o primeiro anime a estrear no Brasil? Quem foi o responsável pelo boom dos animes nos anos 90? Temos animes na TV brasileira hoje? Respondemos essas e outras perguntas nesse episódio!

Participantes do episódio:
Caio Hansen, Sidão e JP Moraes

Clique aqui e entre para nosso grupo no Telegram
Clique aqui e entre para nosso grupo no Facebook

Ouça Retrogeek Podcast #02 – Rede Manchete
Ouça Retrogeek Podcast #06 – Fox Kids/Jetix
Ouça Retrogeek Podcast #17 – A História dos consoles no Brasil
Ouça Retrogeek Podcast #19 – Pokémon
Ouça Retrogeek Podcast #22 – Changeman, Flashman e Maskman
Ouça Retrogeek Podcast #32 – Band Kids
Sidão Na Rua – Liberdade

Nosso Feedrss-cast
Nossa página no iTunesitunes-cast
Download do episódio em mp3


Fale Conosco:
Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e contato@retrogeek.com.br

Edição e arte da vitrine: Caio Hansen

Citados no podcast:
Avatar
Samurai Jack
ThunderCats
SilverHawks
Transformers
National Kid
Ultra Q
Agentes Fantasmas
O Príncipe Dinossauro
Speed Racer
O Oitavo Homem
Kimba
Cyborg 009
Esquadrão Arco-Íris
Pinóquio
Gênio Maluco
Megaman
Zillion
Menino Biônico
Patrulha Estelar
Pirata do Espaço
Pequeno Príncipe
Don Drácula
Jaspion
Changeman
Guerra das Galáxias
Akira
Lenda do Demônio
Doraemon
Cavaleiros do Zodíaco
Shurato
Samurai Warriors
Sailor Moon
SuperCampeões
YuYu Hakusho
Dragon Ball
Guerreiras Mágicas Rayearth
Street Fighter II V
Zorro
Robin Hood
Art of Fighting
Fatal Fury
Samurai Shodown
Dragon Ball Z
Pokémon
Samurai X
Sakura Card Captors
Vampire Princess Miyu
Digimon
Final Fantasy: Advent Children
Animatrix
Beyblade
Dinossauro Rei
Monster Rancher
Os Cavaleiros de Mon Colle
Patlabor
Shaman King
Shinzo
Super Pig
Inuyasha
Corrector Yui
Love Hina
Hanma ½
Naruto
One Piece
Zatch Bell
Viewtful Joe
Samurai Champloo
Bakugan
Cowboy Bebop
Caçadores de Elfas
Ghost in The Shell
Bleach
Neo Geneis Evangelion
Fullmetal Alchemist
Hunter x Hunter
Prince of Tennis
Bucky
Tenchi Muyo
El Hazard
Slayers
Yu Gi Oh
Paprika
Applessed
Ponyo
AfroSamurai
Desert Punk
Nana
Fairy Tail
Knights of Sidonia
Berserk
JoJo´s Bizarre Adventures


Deixe seu comentário

  • Lionel Novaes de Freitas

    Fala Retrogeeks, mais um episódio com o achievement da nostalgia conquistado. Queria dizer que Cavaleiros do Zodíaco formou o meu caráter, nunca me dou por vencido, e quando sou amigo de alguém, coloco a amizade acima de tudo. A ótica oriental dos animes também me fez abrir os olhos e a cabeça para muitos aspectos da vida, logo cedo, principalmente no quesito da fé. Cresci em uma família bem religiosa, minha mãe era catequista e tudo, me lembro que ouvir os mantras e teorias de outras realidades que o Shaka de Virgem citava, ou os conceitos de um mundo espiritual e reencarnação de Yu Yu Hakushô, ou até a loucura hindu que era os mantras do Shurato (que sei recitar até hoje), acho que todos esses aspectos discutidos nos animes, e que eram muito diferentes dos temas ocidentais, me ajudaram a se tornar um adulto mais consciente e tolerante com as diferenças.

    Ahhh, já que citaram várias vezes o Samurai Jack no começo, que tal um programa sobre ele, já que o desenho voltou com tudo para uma derradeira quinta temporada. É um desenho super profundo e genial, apesar das pessoas o julgarem apenas como um desenho infantil. É sem dúvida meu desenho animado favorito e influenciou totalmente meu estilo de desenho (que aliás, nunca mostrei: http://liofreitas.tumblr.com/). Falou Retrogeeks 🙂

  • Wagner Silva

    Fala pessoal….muito bom este cast…. tive altas recordações..por exemplo..ir no cinema..para assistir cavaleiros do zodiaco… por favor facam mais cast..sobre os tokustasu e cdz..abraço

  • Tiago Ramos Melo

    Fala povo do Retrogeek!!! Mais uma vez a nossa tv de tubo foi acionado com muitos bombril’s implantados na sua antena e pegando a sintonia perfeita pra fazer um GRANDE RESUMO do que foi passado na terras BR’s em relação a animação japonesa (desenho, anime, animê……tanto faz escolher a sua opção).

    Acho que eu e como muitos aqui pegamos a época do Boom da Manchete, até lembro vagarosamente antes disso passando Speed Racer, Zillion, Piratas do Espaço mas em reprises nas emissoras. Com certeza o anime que me fez adorar e ainda ser um admirador pela cultura japonesa foi CDZ, não perdia nenhum episódio e claro q tinha um bonequinho pra brincar (e brigar) com os colegas e ficando montando e desmontando a armadura.

    Podemos dizer que pegamos uma boa época da animação, vendo a diferença mesmo dos antigos (de 90 para baixo) e sentindo agressivamente como era a animação japonesa e aquelas pausas de fala, poucos movimentos e uma história bem fechada a cada episódio, com o tempo mudou e muito e claro sempre inovando com a tecnologia e fazendo o melhor em curto tempo (dependendo da obra que eles iam seguir pra produzir), infelizmente eu não peguei muitos animes na parte fechada dos canais pois não tinha tv por assinatura, mas sempre tive inveja dos amigos que assistiram outros títulos que gostaria de ver, um deles é Evangelion que só consegui acompanhar pelos mangás da Conrad e depois vendo online e pelo dvd a série e os filmes.

    Foi um cast bem explicativo falando do que passou aqui, pena que agora está meio fraco devido aos serviços de streaming, mas dificilmente tentar arriscar algo que o povo brasileiro ainda está com a estigma de que anime é coisa de criança e não colocando nem como tapão de horário. Parabéns aos envolvidos e vamos em busca da nostalgia perfeita!!!!! #Lionel HOOOOOO!!!!!!

    P.S.: Ficaram falando demais sobre “aquela invasão” de uma certa pessoa aqui vendo o cronograma dos cast que virão, mas esse aí foi uma “sopa” de temas futuros que o povo com certeza vai aguardar, então esses temas nem vão como segredo agora kkk.

  • Tiago Essashika

    Fala retrogeeks. Achei o programa Excelente, GG, 10/10, Famitsu Perfect Score. O programa só melhora a cada dia (e não se preocupa Caio, se cair a qualidade eu puxo mesmo a orelha). Eu só vim mesmo falar da importância da Tatsunoko pros animes no Brasil. As pessoas sempre se esquecem de citar a empresa que foi a pioneira em terras tupiniquins. Mas aquela era uma época em que desenhos eram só desenhos (não existia essa separação de Anime). Ela introduziu clássicos como Speed Racer, O Judoca, Genio Maluco, Ás do Espaço, Zilion, Pinóquio entre outros. Acho que merece um 3em1. Também senti falta de vocês falarem da polemica Rei Leão/Kimba. Acho toda a historia da Disney ter tentado comprar os direitos de Kimba, nunca ter conseguido e consecutivamente ter plagiado o mestre Osamu Tezuka, interessantíssima. Ah, e no meu ultimo email lido no programa, o Caio disse que eu devia ter me enganado, que o Indiana Jones veio antes do Duck Tales. Mas eu estava me referindo ao quadrinho do Tio Patinhas de 1959, The Prize of Pizarro. E, dando mais uma pequena pesquisada, descobri que a cena que precede essa também foi admitidamente inspirada em outra historia do Barks “As Sete Cidades de Cibola” de 1954, em que os irmãos metralhas roubam um ídolo de uma ruína ativando uma armadilha. Parece familiar? Queria saber porque o canal no youtube deu uma parada… No mais o cast foi bem didatico e informativo. Abraços

  • tokufan 80

    To amando este podcast, esse episodio foi excelente! um dos melhores junto com o da manchete!

  • Ramon Gonzalez

    Mais um episódio animal hein!!!! Rapaz… Relembrei de coisas aí que não lembraria jamais. Fora a parte mais velha tipo Ultraman, National Kid e afins, que eu ainda “não existia” pra ter visto, acompanhei tudo que veio depois. Depois desse episódio sinto um enorme orgulho por ter vivido tudo aquilo na época!! Sensacional!! Última coisa: de onde é essa música do final??? Minha memória localizou alguma referência a ela, tenho certeza de ter ouvido em algum tokusatsu, anime ou algo do tipo, mas não consigo lembrar onde!!!! Help!!!

  • Sergio Roberto

    Digita no youtube: ”abertura Evangelion” 😉

  • Vlw!!