Retrogeek Podcast #08 – TecToy

CompatilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter

Chegamos ao oitavo episódio do Retrogeek Podcast. Caio Hansen, Sidney Rodrigues e o seguista nato, JP Moraes, levantam um verdadeiro dossiê da lendária empresa brasileira de games e brinquedos eletrônicos, Tec Toy. Descubra os segredos da relação dela com a Sega, saiba como ela fez a molecada pedir uma calculadora gigante de natal e porque o Zeebo não deu certo.

Nosso Feedrss-cast
Nossa página no iTunesitunes-cast
Download do episódio em mp3


Arte da vitrine:
Caio Hansen
Locução e edição da vinheta de abertura: Riky Soares (mais1cast)
Edição: Caio Hansen


Deixe seu comentário

  • Fala ai galera!

    Curti muito o cast de vcs! É muito bem editado e vcs tem uma sintonia foda!!!
    Parabéns, de verdade!

    Sou o Fábio Franzoni, host do Pow de Cast e ADM do Agregador Ouvindo Podcast. Hoje nossa equipe adicionou o podcast de vcs lá, segue o link:
    http://ouvindopodcast.com.br/canal/250/retrogeek-podcast

    Agora, vamos ao cast.
    Man!!! Eu tinha essa Estrelinha Mágica, era uma besteira da porra… Acendia e fazia um barulhinho, quando colocávamos na palma da mão. Acho que o ato, de colocar na palma da mão fechava o curto e ela funcionava… sei lá!

    Meu segundo vídeo game foi um Master System 2, eu achava ele bem robusto! Parecia uma nave espacial, pretona com detalhes em vermelho… era foda!

    Mas vcs falaram rapidamente do Turbo Game da CCE, esse foi o primeiro que me foi dado, ele tinha uma peculiaridade no controle, que era semelhante ao controle do Mega Drive de cabeça para baixo.

    Algum de vcs falou da Casa & Video de Campo Grande, cara! Possivelmente, fomos colegas nessa época, dependendo de onde vc morava e da sua idade (Sou mó véio páia hehehehe)! Eu morava ali próximo a uma praça onde tinha Pipes de Skate.

    Os “Hacks” da Tec Toy eram fodas… aluguei muito, Chapolin e Turma da Monica.

    Caras! Parabéns pelo trabalho, ficou com altíssima qualidade!
    Vocês ganharam um ouvinte e quem sabe uma parceria possa rolar, depende de vcs!
    Se quiserem conhecer nosso Podcast, procurem ai no Google Pow de Cast.

    Abração e sucesso.

  • Carlos Nani

    Muito legal relembrar a trajetória da Tectoy. Ela realmente fez história no Brasil por causa do seu empreendedorismo, sendo marcante para quem teve sua infância nos anos 80/90.

    Forte abraço e parabéns pelo ótimo trabalho.

  • Cara, esse Hot line da Tectoy me rendeu uma boa surra: na caixa do Master System tinha o número (011) 200-2021, se não me engano, e a frase: “ligação gratuita”. Bom, eu moro na Bahia, e era só uma criança. Então liguei pra lá pra saber o que era aquilo. “Hot line Tectoy Fred. Como vai, tudo bem? Só faça sua opção após ouvir o toque do bip. Bom divertimento! Master System, disque 1, mega drive, disque 2. Para falar com o operador, disque 9… Transferindo sua ligação…”. Ou seja: a ligação era demorada e realmente tinha dicas pré-gravadas de vários jogos e também o tal do Fred lá, com um tom de voz diferente da gravação, que denunciava que ele achava aquilo tudo uma merda entediante. Foi o primeiro telefone que meus pais compraram, e no final do mês veio a bomba: dezenas de ligações interurbanas pra SP. Levei surra, fui proibido de jogar video-game e tudo o mais. A Tectoy me causou um problemão por causa da frase “ligação gratuita” na caixa do Master.

    Mas aí veio minha vingança: Descobri que eu poderia ligar a cobrar, de um orelhão. Como tinha muita gravação antes de falar com o Fred, eles não tinham como saber que eu ligava a cobrar. Passei a ligar MUITO. MUITO MESMO! E de vários orelhões diferentes. Passei até a ligar a cobrar e largar a ligação comendo solta e ir embora. Coisa de psicopata. Depois de um tempo eles descobriram uma forma de impedir as ligações a cobrar, quando eu já nem ligava tanto. Depois acabaram com o serviço. Vingança de um garoto de uns 9 anos. Maldita Tectoy! Se fosse hoje, daria até pra processar eles. kkkkkk. Show de bola o episódio. Tou conhecendo o podcast aos poucos e curtindo. Abração!

  • Fabio Massamitsu Murakami

    Parabéns pelo episódio!!!
    Acabei de ver esse ep no Grande coisa.
    Isso é uma prova q o conteúdo é muito bom.
    Abraços e Sayonara

  • AE!

  • Fabio Kendi

    Poxa, vim seguir a indicação do Grande Coisa, mas só por curiosidade. Já assinei o feed.

  • Fabio Massamitsu Murakami

    Vcs são há minha referência de um excelente Podcast.
    Apesar de não comentar nos ep eu os admiro muito.

  • Joe Nufeicyh

    Olá, pessoas! Cheguei até aqui por recomendação do nosso querido Grande Coisa. Parabéns pelo excelente conteúdo do cast! Muito completo, virou uma bela homenagem à Tec Toy.

  • Cid

    Também vim por recomendação do Grande Coisa, gostei bastante do que ouvi e já estou indo atrás dos outros episódios.

    Minha infância foi nintendista, não tive Master System nem Mega Drive, e não conhecia ninguém na vizinhança que tivesse algum deles. Fui ter mais contato com essas plataformas graças à emulação. Por outro lado, ouvir um programa desses sobre essa empresa foi bastante interessante e esclarecedor. Dá pra ver que a Tec Toy fez realmente um trabalho legal aqui no Brasil.

    P.S.: Adorei o visual do site logo de cara. 🙂

  • Ramon Gonzalez

    Incrível conhecer tão a fundo e de forma divertida a história dessa amada empresa. Achei que eu sabia bastante sobre a TecToy, mas o que ouvi foi muito além. Bom demais!! Legal falarem sobre as empresas mais importantes dos 80s / 90s.